Vencedores 2014

 

iniciativa

 

NOMEADOS:

  • Prémio Agrobio/ABAE de Hortas Bio nas Eco-Escolas 2013/2014 | Agrobio e ABAE
  • Campanha da Cavala | Docapesca – Portos e Lotas, S.A.
  • Azeitos Aromatizados – uma opção saudável, sustentável e gourmet | Eurest Portugal
  • Ondas Nutricionais (Nunca Viste Ondas Assim!) | Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto
  • Ideias que alimentam (Ideas that feed) | Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares
  • Guia educativo “Da mesa à horta: aprendo a gostar de fruta e vegetais” | Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto
  • Gang dos Frescos | Lidl & Cia
  • Minuto Saúde| Minuto Saúde
  • Mega Picnic 2013 | Modelo Continente Hipermercados
  • “+Saúde”: Programa de Controlo dos Lanches | Município de Torres Vedras
  • Itinerários pedagógicos de valorização dos bons hábitos alimentares | Santillana Editores, S.A.

 

3ª Menção honrosa:

  • Gang dos Frescos | Lidl & Cia

O Lidl e a Direção Geral de Saúde tem vindo a promover nos últimos 2 anos projectos de responsabilidade social sobre o tema “estilos de vida saudável” junto de cerca de 32.000 alunos do primeiro ciclo em mais de 110 escolas.

Para 2014 o Lidl propôs-se a incentivar ao consumo de frutas e hortícolas com uma abordagem pioneira denominada “Gang dos Frescos”. Assim, o Lidl promoveu a campanha com 4 vertentes: um roadshow por escolas, um passatempo para as escolas, uma componente digital e uma componente de lojas. Esta iniciativa procurou sensibilizar os mais jovens para a importância de uma alimentação saudável, de hábitos saudáveis como a prática regular de desporto, do cuidado coma preparação dos alimentos e na importância de uma correta higiene oral.

A titulo exemplo, todas as perguntas do Jogo da Glória, disponível online e offline abordaram a temática do consumo de frutas e hortícolas, roda dos alimentos, a prática de exercício físico, entre outros.

2ª Menção honrosa:

  • Guia educativo “Da mesa à horta: aprendo a gostar de fruta e vegetais” | Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto

Este guia é dirigido a pais e cuidadores de crianças em idade pré-escolar e tenta traduzir resultados em recomendações com base em resultados da coorte Geração 21 e também em evidências já existentes.

O guia pretende promover o contacto das crianças e pais com a fruta e os hortícolas, incluindo as crianças no processo de preparação, confecção, compra e produção dos mesmos, incentivando assim o seu consumo.

Através de um material claro e criativo, promove-se a criatividade dos pais no auxilio da descoberta dos alimentos por parte dos mais pequenos. Este é um material apelativo, que está a ser difundido pelos profissionais de saúde e da educação.

1ª Menção honrosa:

  • Ondas Nutricionais (Nunca Viste Ondas Assim!) | Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto

O Ondas Nutricionais (ON), é um programa inserido na Engenharia Rádio (ER), que aborda temas relacionados com a Alimentação e Nutrição, procurando transmitir conhecimentos sobre a área, incentivar a prática de hábitos alimentares saudáveis na comunidade, com especial atenção aos universitários que são o “pilar” da sociedade no futuro em que a informação em nutrição é quase nula.

Este programa é inovador pois não existe nada semelhante a este formato nesta área, sendo catalisador de informação de qualidade e de incentivo à mudança para hábitos saudáveis. Em cada programa há uma abordagem de um tema das ciências da nutrição de forma simples com linguagem de fácil percepção para compreensão de todos os ouvintes.

O programa conta com a participação de um convidado (especialista na matéria) que responde a questões pertinentes. Com a rubrica de interacção com os ouvintes através de entrevistas de rua (Verdade ou Mito) e na rubrica “Sabias que?” transmitem-se conselhos e dicas-chave para os ouvintes. Este programa  é feito com a chancela de qualidade da única faculdade pública de nutrição do País sob supervisão de profissionais universitários. O ON, ao contar com profissionais de renome, transmite maior confiança e fiabilidade aos ouvintes, uma vez que há uma necessidade aguda de informação pois as causas alimentares são o principal determinante da doença em Portugal.

Galardão:

  • Prémio Agrobio/ABAE de Hortas Bio nas Eco-Escolas 2013/2014 | Agrobio e ABAE

O Prémio AGROBIO/ABAE de Hortas Bio nas Eco-Escolas 2013/2014 é um concurso de hortas escolares, em modo de produção biológico, organizado pela Agrobio e pela ABAE, dirigido às escolas da Rede Eco-Escolas, de qualquer grau de encisno, de todo o território nacional.

Os objectivos são divulgar a agricultura, a alimentação biológica e de época de forma a garantir a sustentabilidade do planeta e uma alimentação mais saudável, não só pela ausência de químicos de síntese como também pela maior riqueza nutricional.

É também objectivo da iniciativa aproximar os mais jovens do contacto com a terra e promover o respeito pela natureza e, por fim, dar a conhecer todo o processo de produção de alimentos e incutir nos mais novos o sentido de questionamento da origem do que se consome.

O prémio é atribuído às hortas escolares que melhor promovam hortas escolares de acordo com os princípios da Agricultura Biológica e do envolvimento da comunidade. O concurso processa-se através do envio de fotografias das diferentes fases da horta a concurso. No ano de 2013/2014 foram considerados os seguintes escalões: horta pequena (até 10m2 ), horta grande (superior a 10m2) e horta vertical. A iniciativa interfere com diferentes populações: a população escolar constituída por alunos e funcionários da escola e o núcleo familiar.

Este é o segundo ano da iniciativa e é de notar a transmissão de valores de ecologia e sustentabilidade, o regresso da estima pela agricultura através dos mais pequenos e jovens e de uma agricultura amiga do ambiente. A iniciativa é rica na promoção de hábitos e estilos de vida saudável sendo essa a natureza e essência do concurso.

investigacao

 

NOMEADOS:

  • NutraBrass – Nutracêuticos derivados de Brassicacea: ingredientes biologicamente activos com efeito na terapia de cancro | IBET
  • Pigmento natural derivado de Opuntia com propriedades bioativas e qualidade sensorial | IBET
  • ReduzSal – Substituto à base de tomilho bela-luz que permite reduzir o sal usado no queijo curado | Escola Superior Agrária de Coimbra
  • Infusões para redução de colesterol na corrente sanguínea e facilitação do processo digestivo: inibição da absorção e da biossíntese do colesterol e interação com fármacos | Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
  • Comparação do efeito da ingestão de um suplemento nutricional comercial com um batido de leite e fruta, após exercício excêntrico ate à exaustão, em marcadores metabólicos, de dano muscular, inflamação, stress oxidativo e recuperação funcional | FADEUP, FCNAUP
  • Bubbles de Chlorella | Frulact
  • Consumo alimentar e nutricional de crianças em idade pré-escolar: Resultados da Coorte Geração 21 | Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto
  • Valorização do subproduto Dreche de Cerveja: Tecnologia de secagem e incorporação em produtos de panificação | Instituto Superior de Agronomia/Universidade de Lisboa; Metalogonde, Lda.; Panicongelados S.A.

 

3ª Menção honrosa:

Uma vez que a utilização de plantas aromáticas como substitutos do sal na produção artesanal do queijo já é referida nalgumas regiões do país, encontrou-se no tomilho bela-luz a possibilidade de aplicação no fabrico de queijo, com o intuito de reduzir a percentagem de sal incorporada na formulação inicial.

Pretendeu-se portanto desenvolver um produto natural à base de Tomilho bela-luz que seria benéfico para a população em geral, podendo ainda, ser consumido com maior regularidade por hipertensos que, neste momento, representam mais de 40% da população portuguesa.

O trabalho de investigação que tem vindo a ser desenvolvido consiste na identificação dos princípios ativos do Tomilho bela-luz para posterior aplicação na indústria de lacticínios.

Assim, será possível obter um produto gourmet, de sabor intenso e único que embora seja destinado a toda a população, pode ser consumido por pessoas com hipertensão arterial e problemas cardiovasculares associados, sem prejudicar a sua condição.

2ª Menção honrosa:

  • Infusões para redução de colesterol na corrente sanguínea e facilitação do processo digestivo: inibição da absorção e da biossíntese do colesterol e interação com farmácos | Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Este trabalho teve por base a utilização que as pessoas fazem das plantas medicinais, como medicina alternativa às recomendações clinicas. Estas plantas estão facilmente disponíveis e são utilizadas, muitas vezes, em conjugação com os próprios fármacos, sem que para isso tenha havido um estudo aprofundado de eventuais interacções que possam ocorrer.

Este estudo teve como objectivo analisar interacções entre a toma de infusões em simultâneo com os fármacos prescritos para a diminuição do colesterol sanguíneo e avaliar o processo de facilitação da digestão, efeito tantas vezes descrito para as infusões. A inovação deste projecto consiste na comprovação in vitro do funcionamento das referidas infusões e no estudo de interacção entre bebidas medicinais, provenientes de infusões de plantas consumidas tradicionalmente para reduzir o colesterol sanguíneo com fármacos prescritos para o mesmo fim.

Os utentes que consumiram estas infusões e que tinham o colesterol acima dos valores indicados como normais, viram os seus valores reduzidos em cerca de 14-22%, consoante a infusão.

1ª Menção honrosa:

  • Valorização do subproduto Dreche de Cerveja: Tecnologia de secagem e incorporação em produtos de panificação | Instituto Superior de Agronomia/Universidade de Lisboa; Metalogonde, Lda; Panicongelados S.A.

Este trabalho insere-se num projecto de co-promoção com as empresas Metalogonde Lda e Panicongelados S.A. e o ISA. Enquadra-se na área tecnológica de engenharia alimentar e de desenvolvimento de novos produtos, tendo como base um subproduto da industria cervejeira, Dreche de cerveja, disponível praticamente todo o ano em grandes quantidades, já que a cerveja é das bebidas mais consumidas a nível mundial.

Os subprodutos constituem normalmente um problema ambiental e a sua valorização é um assunto emergente, dada a escassez de alimento que se prevê para as próximas décadas. Um dos objectivos do projecto é a valorização do sub-produto dreche de cerveja tirando partindo das suas características funcionais a nível nutricional, outro objectivo é a produção de pães.

Os pães produzidos com adição de dreche obtiveram boa aceitação por parte de um painel de potenciais consumidores. Verificou-se que os novos produtos panares secam e endurecem mais lentamente que os pães habituais, sem dreche.  Este trabalho de investigação visa aumentar o conhecimento sobre um sub-produto muito abundante e desenvolver alternativas para o seu uso em alimentação humana através de novas aplicações.

 

Galardão:

A coorte de nascimento, de base populacional, Geração 21 acompanha, desde 2005, 8647 crianças e as respectivas famílias. Para alem de produzir evidência cientifica sobre mecanismos que geram doença, a coorte desempenha um importante papel no planeamento de estratégias de intervenção em saúde, avaliando o padrão de crescimento e de saúde das crianças e posteriormente dos adolescentes e adultos portugueses.

Aos 4 anos de idade, no âmbito do subprojecto da coorte os pais foram questionados sobre os hábitos alimentares da criança em relação à frequência de consumo de vários alimentos. Obteve-se informação completa para 2493 crianças. Outros parâmetros dos hábitos alimentares foram também avaliados, tais como as práticas parentais de controlo alimentar, quantificadas através de uma adaptação da combinação do Child Feeding Questionnaire proposto por Birch e do conceito expandido de controlo parental proposto por Ogden, que reuniu subdomínios como a responsabilidade percebida, a pressão para comer, a restrição, a monitorização e o controlo percebido e encoberto.

Na G21 adaptámos e avaliámos as suas características psicométricas para sua utilização em crianças Portuguesas em idade pré-escolar. Este relatório que tem vindo a ser elaborado desde Setembro de 2013, inclui; informação sobre a frequência e quantidade de consumo alimentar e ingestão nutricional; contributo dos alimentos para a ingestão nutricional; determinantes do consumo alimentar; definição de padrões alimentares; e avaliação do consumo alimentar fora de casa. Este relatório aspira dar um contributo importante para a divulgação de conhecimento com impacto na saúde das populações e contribuir para o planeamento de políticas de saúde pública.

produto

 

NOMEADOS:

  • CROCA Pera Rocha by FRUTAFORMAS | Azevagro – Produção e Comercialização de Produtos Agrícolas, Lda
  • Lingotes de Maçã & Canela by FRUTAFORMAS| Azevagro – Produção e Comercialização de Produtos Agrícolas, Lda
  • Infusões Lote Reserva BIO | Cantinho das Aromáticas
  • Massas alimentícias – Margaridas com Vegetais e Vitamina D, Milaneza | Cerealis Produtos Alimentares S.A.
  • Puré de Fruta | Cooperfrutas – Cooperativa de Produtores de Fruta e Produtos Hortícolas de Alcobaça, CRL
  • Pescada do Mestre Azul; Salmão do Teo e da Lena; Caldeirão da Sabedoria – Gelpeixe Júnior | Gelpeixe, Alimentos Congelados S.A.
  • Eco Gumelo Citrus, Gumelo | Gumelo Lda
  • Grow Box de Microvegetais Life in a Bag | Life in a Bag, SementeVertical Unipessoal Lda
  • Farinha de Bolota TerrriuS | sTERRIUSt 
  • Yonest, O Iogurte Grego à Moda Antiga | Yonest True Yogurt, Lda

 

3ª Menção honrosa:

  • Massas alimentícias – Margaridas com Vegetais e Vitamina D, Milaneza| Cerealis Produtos Alimentares S.A.

A Milaneza desenvolveu e lançou uma nova referência de massas alimentícias dirigidas essencialmente ao público infantil – Margaridas com Vegetais.

As Margaridas com Vegetais apresentam uma imagem lúdica, arrojada e impactante para ir ao encontro das necessidades das crianças e do desejo dos pais em acrescentar vegetais na alimentação diária das crianças de forma divertida e nutritiva. Com uma receita única no mercado, apresenta um formato de massa laminada quadricolor, com reduzida dimensão.

Na sua composição incluíram-se os vegetais: beterraba, abóbora, espinafres, tomate e cenoura. O produto tem uma dupla vantagem: é rico em vegetais, essenciais ao desenvolvimento das crianças, e é divertido de comer pelo formato distinto e cores naturais. Assim os pequenotes deste país podem crescer de forma saudável, nutritiva e divertida.

2ª Menção honrosa:

  • Grow Box de Microvegetais Life in a Bag | Life in a Bag, SementeVertical Unipessoal Lda

A grow box de microvegetais é uma forma inovadora de consumirmos vegetais mas que ainda é pouco utuilizada em casa dos Portugueses.

Conhecidos e utilizados pelos grandes Chefes de cozinha em todo o mundo, os microvegetais ou microgreens, podem ser facilmente cultivados em casa, durante todo o ano, mesmo quando não há muito espaço – Apenas necessitam estar junto a uma janela ou outro local com bastante luz natural (sem sol direto) e ao fim de 15 dias, estão prontos a colher e a colocar no prato.

A grow box de microvegetais permite-lhe cultivar em sua casa e durante todo o ano, estas folhinhas para adicionar às suas saladas. É constituída por uma caixa em metal, uma tampa de cortiça, 2 embalagens com substrato, 3 pacotes de sementes biológicas (Rúcula, Brócolo, Rabanete ou Brócolo, Agrião, Beterraba), marcadores e instruções para cultivo. A embalagem é reutilizável e as sementes são suficientes para cultivar várias vezes. A venda é feita online e através de revenda a lojas especializadas.

Este produto é dirigido aos consumidores com preocupações na qualidade de confecção dos seus alimentos, na acessibilidade aos mesmos, na simplicidade do auto cultivo, no ambiente, mas sem espaço para cultivar nas suas habitações.

1ª Menção honrosa:

  • Lingotes de Maçã & Canela by FRUTAFORMAS| Azevagro – Produção e Comercialização de Produtos Agrícolas, Lda

O projecto FRUTAFORMAS assume-se como uma referência no desenvolvimento e colocação no mercado de uma gama de produtos 100% fruta sem quaisquer aditivos.

O objectivo do projecto é muito concreto: produção de fruta nacional desidratada de excelência em sabor, com grande riqueza nutritiva e com apresentação distinta.  Os Lingotes de Maçã & Canela são um exemplo concreto da inovação patente no projecto FRUTAFORMAS. Foi desenvolvido um conceito de fruta em pequenas barras, onde cada Lingote equivale em termos nutricionais a uma peça de fruta.

Envoltos numa fina pelicula acobreada, os Lingotes de Maçã & Canela tornam-se um produto distinto quer pelo seu sabor quer pela sua apresentação diferenciadora.

 

Galardão:

  • Eco Gumelo Citrus, Gumelo | Gumelo Lda

O Eco Gumelo, o cogumelo gourmet pronto-a-crescer, é uma forma fácil e divertida de produzir cogumelos em casa e resulta do desenvolvimento de um método alternativo e sustentável de produção de cogumelos a partir de um resíduo alimentar gerado em grande quantidade no nosso país: a borra de café.

No verão de 2013 e com o objectivo de colocar um novo e apelativo produto no mercado, a Gumelo voltou a inovar e lançou o Eco Gumelo Citrus, uma forma fácil e diversidade de produzir em casa uma variedade exótica e apelativa de cogumelos – o Pleurotus amarelo.

Conscientes do potencial pedagógico da utilização do Eco Gumelo junto de faixas etárias mais baixas, a Gumelo desenvolve actividades com organizações e instituições de ensinos nacionais, onde a sensibilidade para a Ecologia, o consumo sustentável e a alimentação saudável constituem o mote principal.

Com o Eco Gumelo, a Gumelo já teve oportunidade de apresentar o conceito a centenas de crianças em idade escolar e já permitiu que mais de 7 toneladas de cogumelos frescos fossem incluídas na dieta dos consumidores.

servico

 

NOMEADOS:

  • Mercados Agrobio | Agrobio
  • Bebé Gourmet – Reeducação Alimentar para um Futuro Saudável e Sustentável| Bebé Gourmet
  • Adopte Um Agricultor! MyFarm Free | My Farm
  • Projeto NutriFun for Kids – Programa As Aventuras do Nocas | Projeto NutriFun for kids
  • Terra Fresca – Hortas Sustentáveis | Sazonalidades, Lda
  • Movimento Hiper Saudável| Modelo Continente Hipermercados

3ª Menção honrosa:

  • Movimento Hiper Saudável| Modelo Continente Hipermercados

O Continente lançou o Movimento Hiper Saudável (MHS) com o objectivo de melhorar os hábitos alimentares e de vida da população. Se por um lado o Continente disponibiliza o acesso a uma grande variedade de produtos, por outro, educa para a sua escola.

Assim, são disponibilizadas ferramentas distintas, mas complementares, para incentivar à compra consciente e informada. Uma das ferramentas é o aconselhamento nutricional em loja, onde os clientes têm ao dispor nutricionistas, que de forma gratuita realizam rastreios, elaboram planos alimentares personalizados, prestam esclarecimento sobre as características nutricionais e funcionais dos produtos, acompanham os clientes nas compras e ensinam a ler e interpretar os rótulos dos produtos alimentares.

Em paralelo surgiu o Passaporte para uma Vida Hiper Saudável: programa gratuito, inserido no MHS, e que visa a promoção da adopção de hábitos de vida saudáveis na população escolar, podendo ser implementado desde o pré-escolar ao secundário.

2ª Menção honrosa:

  • Adopte um Agricultor: MyFarm Free | My Farm

A MyFarm Free é uma plataforma online com um ambiente amigável, na qual os consumidores compram quadrados de legumes aos quais estão associados uma produção total, durante um determinado período.

O consumidor vai acompanhando a sua horta virtual (informação acerca dos modos de produção aplicadados), sabendo há partida as quantidades que está a comprar e o agricultor recebe antecipadamente o valor total dos produtos escolhidos pelo consumidor (no acto da construção da horta virtual). Os preços aplicados são bastante competitivos, situando-se abaixo ou iguais aos dos hipermercados. Caso o consumidor pretenda, pode ir aos terrenos do agricultor conhecer os modos de produção e realizar determinadas operações no terreno, as quais serão posteriormente contabilizadas na conta online do consumidor, acumulando saldo para compras de novos produtos para a sua horta.

Os agricultores, que são parceiros da MyFarm, recebem mais de 70% das receitas dos legumes vendidos. Este serviço da MyFarm consegue atingir dois objectivos fundamentais: tirar do agricultor o “peso” de tentar entrar nos mercados de distribuição e/ou angariar clientes que garantam o escoamento dos seus produtos e fornece aos consumidores de zonas urbanas produtos com qualidade, na quantidade e diversidade que pretendam.

1ª Menção honrosa:

  • Bebé Gourmet – Reeducação Alimentar para um Futuro Saudável e Sustentável| Bebé Gourmet

A Bebé Gourmet (BG) é uma empresa de catering infantil para bebés e crianças a partir dos 5 meses, com o objectivo de incutir hábitos alimentares saudáveis desde a primeira idade com o intuito de os fazer perpetuar, oferecendo para isso, refeições equilibradas e nutritivas nas escolas/creches/infantários. Com um espaço físico aberto ao público, a BG passa uma mensagem de reeducação alimentar aos Pais oferecendo um serviço cómodo, saudável e económico.

A BG distingue-se de outras empresas de catering principalmente por ter definido os bebés e crianças em idade precoce como clientes e os seus pais e educadores como público-alvo.

Além das preocupações com a sustentabilidade ambiental, a BG tem como principais preocupações alguns aspectos das ementas: a escolha de alimentos biológicos; a elaboração de ementes equilibradas promovendo três dias de peixe e dois de carne, oferecendo ainda uma opção vegetariana diariamente; seleccionar métodos de confecção mais saudáveis inspirados na Dieta Mediterrânea; dar prioridade aos produtos nacionais e locais de maneira a promover o seu cultivo; reduzir o desperdício e promover a compostagem; reduzir a utilização de alimentos processados e refinados.

A BG reúne todas as qualidades de uma marca de sonho: estilo, sustentabilidade, conveniência e um serviço extraordinário.

 

Galardão:

  • Projeto NutriFun for kids – Programa As Aventuras do Nocas | Projeto NutriFun for kids

O Projeto NutriFun for kids é composto por vários serviços na área da educação alimentar infantil. O Programa “As Aventuras do Nocas”, implementado em instituições escolares desde o ano lectivo de 2008/2009, é composto por diversas actividades desenvolvidas com as crianças, famílias, educadores, professores, auxiliares de educação e profissionais da cozinha. Todas estas intervenções, realizadas de Setembro a Junho de cada ano lectivo, são organizadas de 6 formas distintas: Atividades de educação alimentar para as crianças (dos 9 meses aos 12 anos); elaboração da ementa e respectivas fichas técnicas das refeições; avaliação do estado nutricional das crianças; programa de gestão do comportamento alimentar infantil; workshops para a família; workshops para os profissionais das escolas.

Este é um projecto completo e inovador: Completo no sentido em que trabalha ao longo de todo o ano lectivo, directa e simultaneamente com as crianças, famílias e escolas; Inovador porque é um serviço totalmente novo, com resultados muito animadores no que respeita à adopção de hábitos alimentares saudáveis.

O projecto visa essencialmente estimular toda a comunidade escolar a adoptar um processo educativo permanente, destinado a transformar o momento da alimentação, numa fonte de saúde, bem-estar e de qualidade de vida para todos. Prevê-se que no futuro irá ajudar a prevenir algumas doenças relacionadas com a má nutrição e reduzir alguns dos principais custos com a saúde, desencadeados pelo consumo excessivo de açúcar, gorduras, aditivos, entre outros.