Raparigas Portuguesas estão entre as mais sedentárias da Europa

O estudo sobre a Evolução dos Números da obesidade na Europa, realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), indica que as raparigas portuguesas estão entre as mais sedentárias da Europa sendo que as idades entre os 11 e os 15 revelam-se ser muito críticas.

Segundo o relatório da OMS, as raparigas portuguesas estão entre as mais inativas da Europa, uma vez que apenas 16% das jovens com 11 anos pratica desporto. Mas os valores agravam-se com o aumento das idades.

6% das jovens com 13 anos dedica uma hora por dia a uma atividade física moderada e apenas 5 % das adolescentes com 15 anos pratica desporto.

Analisando os anos anteriores, verifica-se que estes valores são semelhantes, não tendo havido qualquer evolução positiva.

No que se refere aos rapazes portugueses, os dados não são tão negativos. Aos 11 anos, 26% dos adolescentes praticam pelo menos uma hora diária de uma atividade física moderada. Aos 13 anos, o valor desce ligeiramente para 25% e aos 15 anos cai para os 18%.

Analisando a evolução deste valor ao longo dos anos, conclui-se que houve uma ligeira subida na prática de exercício físico.