Professor de Harvard considera que doenças são o resultado das escolhas feitas

Edward Phillips, professor de medicina de Harvard, defende que as doenças resultam de más escolhas alimentares feitas ao longo da vida.

Com um percurso profissional notório na área da medicina, Phillips, fundador e diretor do Institute of Lifestyle Medicine, considera que mais de dois terços das doenças existentes são resultado das más escolhas de saúde que cada individuo faz. Isto traduz-se nos alimentos ingeridos, exercício praticado, horas de sono e maus hábitos (fumar e consumir álcool ou drogas).

Segundo Edward Phillips, a modificação destes comportamentos evitaria a maioria dos casos de doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e cancro.

O professor acredita que as pessoas têm a consciência de que praticar exercício, ter uma alimentação saudável e descansar adequadamente são hábitos fundamentais para a saúde. Contudo, devido ao stress e saturação do quotidiano optam por hábitos que prejudicam o seu bem-estar.

Phillips considera ainda que as escolas e universidades têm um papel fundamental na promoção de estilos de vida saudáveis, através da implementação de aulas de atividade física, controlo de stress e preparação de refeições equilibradas.