Portugueses preocupados com a Saúde e Bem-estar

Segundo estudo realizado pela Nielsen, os portugueses estão mais preocupados com a sua saúde e bem-estar. A procura de produtos mais saudáveis ou com maiores benefícios para a saúde aumentou.

O estudo da Nielsen centra-se nos consumos da população portuguesa no que se refere aos alimentos, especiarias e ingredientes.

Verifica-se que, entre a lista de alimentos e especiarias, os consumidores portugueses destacam o iogurte (81%), o feijão (71%), a couve-de-folhas (64%), o salmão (64%) e o chá, essencialmente preto, verde e hibiscus (55%), como os produtos saudáveis que mais consomem. 

Já no que se refere aos ingredientes, os dados demostram que os portugueses escolhem tendo em conta dois fatores-chave: sabor e benefícios que possam trazer para a saúde. Mirtilos, cacau, hortelã-pimenta, nozes, iogurte são os ingredientes de eleição no que toca ao sabor.

Por sua vez, as sementes de chia, o gengibre e das bagas de goji estão no top das preferências dos consumidores devido aos seus benefícios para a saúde.

 Os consumidores revelam ainda utilizar alguns alimentos essencialmente para refeições (os feijões ou os feijões de soja) e outros para bebidas (a hortelã-pimenta, o cacau).

O estudo demostrou ainda que 72% dos consumidores portugueses (contra apenas 45% dos europeus) acreditam na eficácia dos super alimentos na prevenção de algumas doenças e 66% gostaria de ter mais informação sobre estes produtos, de forma a incluí-los na sua alimentação. É de destacar que quase metade dos inquiridos admite que os super alimentos podem substituir algumas prescrições médicas.