Entrou em vigor a norma que obriga a reduzir a acrilamida

  • Abr 14
  • 0
  • Slider Revolution

Entrou em vigor na  quarta-feira, dia 11 de abril, o regulamento europeu que obriga as empresas alimentares a reduzir os níveis de acrilamida na produção de alimentos suscetíveis de apresentar esta substância que, considerada um contaminante, em certas condições apresentar riscos para a saúde.

O novo regulamento estabelece níveis de acrilamida determinados para cada grupo de alimentos. As empresas cujos produtos os ultrapassem deverão adotar medidas para a sua redução, seja através da modificação da formulação ou dos ingredientes, processos de produção, tratamento térmico ou qualquer outra condicionante, sem afetar a qualidade, segurança microbiana e qualidades sensoriais dos mesmos.

A acrilamida é uma substância química criada de forma natural nos produtos alimentares que contêm amido, durante os processos de confeção a elevadas temperaturas (mais de 120ºC) e com pouca humidade. Forma-se, principalmente, nos alimentos ricos em hidratos de carbono, como as batatas fritas, pastelaria ou alimentos para crianças à base de cereais.

Fonte: Grande Consumo