“Alimentação do Futuro” é o tema da conferência anual do Food & Nutrition Awards 2018, que decorre em Lisboa no próximo
dia 16 de outubro no Estúdio Time Out, Mercado da Ribeira, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação.

O Food & Nutrition Awards reunirá um conjunto relevante de stakeholders ligados ao sistema alimentar que irão partilhar conhecimento e experiências, bem como demonstrar as suas sinergias, dando exemplo de ações articuladas em toda a cadeia alimentar. A conferência contará com dois oradores internacionais, especialistas na análise das sucessivas mudanças no setor alimentar.

O tema central do encontro vai ainda ser aberto ao debate.

ORADORES

Ross Dawson

Especialista no futuro do mercado de consumo

 

Ross Dawson é mundialmente reconhecido como um aclamado futurista, orador, consultor estratégico e autor de livros conceituados, tais como o bestseller “Developing Knowledge-Based Client Relationships”. Ross é também o fundador da “Future Exploration Network”, que auxilia organizações líderes de mercado a atuar no presente para criarem um futuro bem-sucedido, e a “Advanced Human Technologies”.

O orador convidado do Food & Nutrition Awards foi ainda considerado uma das pessoas mais influentes do mundo nos temas relacionados com o trabalho do futuro, tecnologias do serviço financeiro, crowdfunding e empreendedorismo 2.0. A revista Digital Media nomeou-o também como um dos 40 maiores influenciadores da era digital na Austrália.

“O mundo da distribuição está a sofrer transformações, impulsionado por novas tecnologias e consumidores cada vez mais exigentes. Para se ter sucesso, os distribuidores – tanto em lojas físicas como online – devem concentrar-se em melhorar em quatro domínios: Experiência, Personalização, Rapidez e Comunidade”.

Morgaine Gaye

A especialista no futuro da alimentação

 

No seguimento do tema central do Food & Nutrition Awards de 2018, Morgaine Gaye, futuróloga especializada em alimentação, é convidada como oradora. Morgaine prevê tendências e permite que todas as empresas desenvolvam o que todos nós iremos consumir nos próximos anos.

A especialista sublinha que a necessidade alimentar é algo que todos os consumidores têm em comum, sublinhando que todos nós tomamos decisões pessoais, culturais, sociais, políticas e aspiracionais em tudo o que compramos e consumimos. A futuróloga alimentar usa todos estes indicadores para definir o que aí vem.

Muito respeitada como investigadora, a oradora é autora de vários artigos de investigação e docente convidada em universidades do Reino Unido e Suécia. Para além de toda a influência no mundo académico, Morgaine é também presença habitual nos media impressos, bem como em programas de rádio e televisão.

“A alimentação é um tema complexo que envolve sociedade, comportamentos, questões políticas, culturas, crenças, história, tendências, modas, marketing, perceções sensoriais, biologia e, bem, quase tudo”

ENQUADRAMENTO

Em 2018, o Dia Mundial da Alimentação, celebrado a 16 de outubro, relembra novamente a sociedade que a alimentação é um direito humano básico e fundamental.

O setor agroalimentar global tem que fornecer diariamente alimentos que preencham as necessidades alimentares de uma população crescente e num planeta com recursos limitados. Responder a estes desafios exige inovação e cooperação entre os líderes do setor – produção, distribuição e indústria – a uma escala ainda mais intensiva.

Para corresponder ao objetivo de alimentar toda a população nas próximas décadas, num mundo resiliente e garantir a segurança alimentar, é necessário um ecossistema orientado para a Inovação, o Conhecimento e a Tecnologia que, num modelo de cooperação, contribua para um fornecimento sustentável e saudável dos produtos alimentares na nossa economia.

Atualmente, o mundo tem de lidar com diversos desafios, nomeadamente:

O aumento da população.
Para alimentar as 9 mil milhões de pessoas previstas até 2050 (mais 2 mil milhões que as atuais), é necessário 70 a 100% mais alimentos dos que estão atualmente disponíveis;

Crescente procura por alimentos processados (carne, lacticínios, etc.) considerando a sua maior acessibilidade face aos não processados;

Aumento crescente da utilização dos produtos agrícolas e solos para a produção de energia;

Aumento das ameaças causadas pelas alterações climáticas e maior competição por terra e água;


Corresponder aos atuais desafios agroalimentares
, num contexto global de mudança ambiental e social, exige abordagens inovadoras relativamente à produção alimentar, processos, distribuição e acesso, o que implica maior inovação no sistema agroalimentar alinhado com as políticas públicas para o sistema alimentar, com os compromissos da COP 21 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

 

Articulando estas questões com a resposta do sector agroalimentar português, o Food & Nutrition Awards reunirá um conjunto relevante de stakeholders ligados ao sistema alimentar que irão partilhar conhecimento e experiências e demonstrar as suas sinergias dando exemplo de ações articuladas em toda a cadeia alimentar.

Esta conferência conta com a participação de prestigiados oradores com o objetivo de debater o futuro da produção alimentar, o desenvolvimento de novos produtos e processos, trazendo insights inovadores sobre a evolução do sistema alimentar e a discussão em torno das principais temáticas e prioridades da alimentação e do sistema alimentar.

Em destaque, vão estar as últimas tendências que marcam a evolução da alimentação e os desafios do sistema alimentar.

PROGRAMA

08h30

Boas Vindas | Acreditação

09h00

Sessão de Abertura
Paulo Alexandre Ferreira: Secretário de Estado Adjunto e do Comércio

09h15

Food and Future Prosperity

Ross Dawson, Futurólogo e Empreendedor

Ross Dawson, é reconhecido mundialmente como um dos
principais futurólogos, orador e empreendedor. Fundador do grupo Future
Exploration NetWork é autor de quatro livros, incluindo o bestseller Living
Networks.

09h45

Behavior: Food Trends

Morgaine Gaye, Futuróloga especializada em alimentação

Morgaine Gaye, é especialista em alimentação e autora do Food Trends, estudo
sobre tendências alimentares. Gaye aborda a alimentação numa perspetiva
global e integrada, com foco nas novas tendências.

10h30

Debate moderado e aberto

Ross Dawson, Morgaine Gaye

11h30

Intervalo | Networking

11h45

Cerimónia de Entrega de Prémios

12h45

Sessão de Encerramento

INSCREVA-SE

Faça parte do Futuro da Alimentação e descubra através dos oradores visionários que vão estar presentes nesta Conferência, como a alimentação se está a transformar para ser mais saudável, sustentável e uma experiência sensorial, podendo contribuir para preservar a vida das pessoas e o planeta.