Vencedores 2015

iniciativa

NOMEADOS:

  • AJDP nas Escolas | Associação de Jovens Diabéticos de Portugal
  • Aprender & Fazer – O e-book dos Amigos Hortícolas |  Ana Sofia Santos
  • Co-Pesca – Avaliação do Potencial de desenvolvimento de processos de co-gestão em pescas no eixo Peniche-Nazaré| WWF Mediterranean Programme Office-Portugal
  • Eco-Chefs | Associação Vitamimos S.A.B.E. – Saúde, Ambiente e Bem-Estar
  • Movimento Zero Desperdício | DARIACORDAR – Associação para a recuperação do Desperdício
  • MUN-SI-Programa de promoção da saúde infantil em municípios| CEIDSS
  • Pescado Controlado | ALIF – Associação da Indústria Alimentar pelo Frio 
  • Projeto IMC | Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses
  • Restaurante Sustentável e Saudável | Eurest Portugal, Lda.
  • Saúde by Sienna | Mirna Oliveira

 

 

3ª Menção honrosa:

  • Projeto IMC | Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses

Este projecto surge do alerta por parte da Escola Secundária de Marco de Canaveses, à Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses, da existência de 20% dos seus alunos de 7ºano, que apresentavam excesso de peso/obesidade. Os alunos sinalizados com excesso de peso/obesidade foram integrados num grupo de intervenção para adoção de hábitos de vida saudáveis, conduzido por técnicos da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses nas áreas da nutrição e psicologia. A parceria entre as duas instituições, que irá continuar em 2015/2016, tem como objetivos gerais contrariar a crescente prevalência de excesso de peso e obesidade infanto-juvenil; incrementar noções de alimentação saudável; e implementar um programa de Educação Alimentação aos alunos identificados.

FOTO IMC _MG_5269

2ª Menção honrosa:

  • E-book “Aprender & Fazer – O e-book dos Amigos Hortícolas” | Ana Sofia Santos

Este e-book é uma ferramenta de edução alimentar a ser aplicada por docentes e encarregados de educação para assessorar a implementação de actividades de promoção do consumo de hortícolas junto de crianças em idade pré-escolar e escolar. O objectivo é ensinar as crianças a conhecer, valorizar, consumir e apreciar um dos grupos da Roda dos Alimentos mais importante: os hortícolas. Em virtude da actual prevalência de hábitos alimentares menos saudáveis, este constitui uma mais-valia na promoção da saúde sobre o público-alvo que mais importa intervir, uma vez que os hábitos adquiridos na infância tendem a perpetuar-se na idade adulta.

 

e-book_Amigos_Horticolas _MG_5280

1ª Menção honrosa:

  • MUN-SI – Programa de promoção da saúde infantil em municípios | CEIDSS

O Programa MUN-SI – Programa de Promoção de Saúde Infantil em Municípios é um programa compreensivo de base municipal ajustado às necessidades locais aos vários níveis (saúde, educação, ambiente, entre outros). O objectivo principal deste programa é prevenir e/ou retardar a progressão da prevalência da malnutrição infantil em Portugal, envolvendo toda a comunidade, através de actividades que a mobilizem para uma vida saudável e da incorporação da saúde nas actividades de desenvolvimento comunitário, em particular no que diz respeito aos hábitos alimentares e à promoção de actividade física em todas as vertentes (escola, família e ambiente).

Slide1 _MG_5284

Galardão:

  • Movimento Zero Desperdício | Dariacordar – Associação para a recuperação do desperdício

O Movimento Zero Desperdício foi criado em 2012 com o intuito de promover a recuperação de excedentes alimentares na forma de comida confeccionada e não servida. Com esta criação, pretendeu-se “acordar” as pessoas e as instituições para a realidade do desperdício alimentar e os impactos económicos, sociais e ambientais que lhe estão associados. Ao mesmo tempo, pretendemos despertar acções comunitárias de boa vizinhança e de solidariedade. Através do esclarecimento da interpretação da Lei sobre higiene e segurança alimentar e procedimentos associados, foi possível criar as condições para atingir o objectivo final – que as refeições de um dia não vão parar ao lixo mas sim à mesa de quem precisa.

LOGO_ZeroDesperdicio _MG_5292

  • investigacao

NOMEADOS:

  • Efeito aditivo de um leite fermentado suplementado com esteróis vegetais no perfil lipídico e marcadores séricos de absorção e síntese de colestrol em idosos tratados com estatinas | CEF – Centro de Estudos Farmacêuticos
  • Infusão Premium | Cantinho das Aromáticas
  • Nutricap: Micro e nanohidrogeis para encapsulação de compostos bioativos | Universidade do Minho

 

Galardão:

  • Nutricap: Micro- e nanohidrogeis para encapsulação de compostos bioativos

O Nutricap é um hidrogel à micro- e nano escala resultante da interacção de duas proteínas do soro do leite. Este hidrogel, constituído por cadeias poliméricas, hidrofílicas e tridimensionais, para além das suas propriedades funcionais inerentes às proteínas utilizadas permite, ainda, a incorporação de compostos lipofílicos e hidrofílicos, funcionando como um veiculo para uma libertação controlada e localizada. Estas partículas são passíveis de ser incorporadas em diferentes tipos de alimentos. O Nutricap permite também utilizar compostos bioactivos hidrofóbicos em meios aquosos assim como mascarar alguns dos sabores que alguns deles apresentam. Além destas vantagens, será possível uma incorporação mais “controlada” de compostos bioactivos, levando a que sejam necessárias menores quantidades de compostos bioactivos nos alimentos.

Nutricap _MG_5295

produto

NOMEADOS:

  • Arroz Integral Pato Real Minuto | Ernesto Morgado S.A.
  • Grow Bag – verduras em agar-agar, Life in a bag| Semente Vertical Unipessoal Lda.
  • Hélices Pró-Vita com Beta-Glucano, Milaneza|Cerealis – Produtos Alimentares, S.A.
  • OhMegas – Merendas Enriquecidas em Omega 3 | Bebé Gourmet e Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz 
  • Preparado em pó para Água gelificada, Bfood | PalmeiroFoods S.A.
  • Preparado em pó para Purés, Bfood | PalmeiroFoods S.A.

 

2ª Menção honrosa:

  • Hélices Pró-vita com Beta-Glucano, Milaneza | Cerealis – Produtos Alimentares, S.A.

A Milaneza mantém uma preocupação constante em desenvolver produtos de qualidade que apresentem um contributo significativo para a saúde dos seus consumidores. É neste contexto que a marca, enquanto líder de massas em Portugal e preocupada com o bem-estar da população, lança as novas Hélices pró-vita, produto 100% natural. Nesta nova massa, a marca adiciona à sêmola de trigo duro, beta glucano de cevada que é uma fibra solúvel e natural deste cereal que, comprovadamente, desempenha um papel importante na redução e manutenção de valores adequados de colesterol no sangue.

333 _MG_5310

1ª Menção honrosa:

  • Preparado em pó para Púres, Bfood – ANA | Palmeirofoods S.A.   e Preparado em pó para água gelificada, Bfood – ANA | Palmeirofoods S.A.

Os preparados (em pó para obtenção) de água gelificada Bfood resultam de um projecto nacional empreendedor que pretende dar resposta ao desafio de assegurar o adequado aporte hídrico à população sénior, com dificuldades de deglutição/disfagia, tendo como intuito actuar ao nível da educação, promoção de estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis. Os preparados garantem assim soluções de hidratação para os seniores.

O conceito que esteve na génese da Bfood – ANA, baseou-se no desenvolvimento de uma gama customizável, constituída por ingredientes naturais adequados às necessidades energéticas e nutricionais da população sénior, com dificuldades de mastigação. Foi ainda concebida a sectorização e adaptação, desta linha de acordo com as morbilidades e patologias decorrentes do envelhecimento. Os Purés Bfood foram preconizados sob quatro vértices principais, conferindo aos produtos características inovadoras e singulares que permitem dintinguí-los, quer dos produtos alimentares existentes no mercado, quer das soluções tradicionais de alimentação de textura adaptada (dietas moles, pastosas e/ou liquidas).

Foto de Gama - Revista_MG_5314familia_PT_flat

Galardão:

  • Arroz Integral Pato Real Minuto | Ernesto Morgado S.A.

A gama Pato Real Minuto lançou uma nova receita ainda mais conveniente e nutritiva: arroz integral pronto em apenas 1 minuto. Saudável e pronto a saborear, este produto é uma fonte de minerais, vitaminas e fitonutrientes. O arroz integral Pato Real Minuto, pré-cozido e esterilizado, apresenta 2 grandes vantagens face ao arroz integral cru disponível no mercado: primeiro, a elevada conveniência pois já está pronto-a-comer, e o seu período de validade de 1 ano.

ArrozIntegral _MG_5322

 

servico

NOMEADOS:

  • HIPPO – Hábitos Inteligentes para a Prevenção da Obesidade | Agrupamento de Escolas de Argoncilhe
  • Menu Infantil – Uma aventura Nutri Saudável | Portugália Restauração S.A.
  • Movelife | Movelife, Lda
  • Terra Fresca – Hortas Sustentáveis | Sazonalidades, Lda.

1ª Menção honrosa:

  • HIPPO – Hábitos Inteligentes para a Prevenção da Obesidade | Agrupamento de Escolas de Argoncilhe

O projecto HIPPO tem como principal objectivo dar um contributo no combate à obesidade infantil, através da criação de uma linguagem apelativa e lúdica na área da nutrição, mais facilmente compreensível pelas crianças, e da associação da alimentação à actividade física. Assim, para que as crianças possam compreender, de uma forma divertida, a informação nutricional das embalagens dos alimentos que diariamente consomem, foi concebida a Etiqueta Calórica HIPPO. Esta etiqueta indica, através de hipopótamos, a quantidade kcal de um produto. O hipopótamo, ou de uma forma mais simples o HIPPO, é a unidade de medida, sendo que cada HIPPO corresponde a 100 kcal.

Hippo_imagem_apresentação _MG_5298

Galardão:

  • Movelife | Movelife, Lda.

A Movelife é um software web de avaliação nutricional direccionado para o setor da panificação, hotelaria, restauração e similares. A solução permite efectuar a avaliação nutricional de uma receita e dar acesso aos seus valores nutricionais, informar da presença dos 14 alergénios nos alimentos ou os produtos, se a receita é apta para determinadas doenças e a sua adequação às necessidades nutricionais diárias. A Movelife é o único programa tecnológico exclusivamente adaptado ao setor autónomo, onde não são necessários técnicos alimentares ou empresas.

Food-&-Nutrition_Imagem (1) _MG_5305