65% dos portugueses dizem que só consomem produtos biológicos

  • Mai 14
  • 0
  • Slider Revolution
Estudo da Universidade Católica revela que dois em cada três portugueses optam pelo consumo exclusivo de produtos de agricultura biológica. Mas um em cada cinco inquiridos acredita que a agricultura biológica não é assim tão limpa de produtos químicos.

Em cada três portugueses, há dois que optam por consumir apenas alimentos biológicos. Ou pelo menos dizem que o fazem.

A conclusão é de um estudo da Universidade Católica em parceria com a industria de proteção das plantas.

Dos cerca de mil inquiridos, 65% dizem que preferem produtos biológicos, mas um em cada cinco portugueses acredita que a agricultura biológica não é assim tão limpa de produtos químicos: 61% da amostra concorda que os pesticidas são um mal necessário para manter os alimentos livres da bicharada e quatro em cada cinco inquiridos acreditam na bondade destes produtos para proteger as plantas dos parasitas.

Só que os pesticidas em excesso são bem mais prejudiciais do que alguns dos insetos naturalmente presentes nos vegetais.

A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar alerta que metade dos produtos alimentares contêm pelo menos um pesticida. E mais de um quarto apresenta vestígios de “cocktails de pesticidas”.

Agora que parece que a primavera veio para ficar, a alimentação altera-se. Seja porque não lhe apetece uma comida tão pesada – e as saladas aí são uma boa opção – seja porque o verão se aproxima e quer estar em forma para ir a banhos.

A organização não governamental Environmental Working Group publicou recentemente uma atualização da lista das frutas e legumes mais contaminados. Aqueles com que deve ter mais cuidado na hora da lavagem: uma só amostra de morangos contem 20 pesticidas. Seguem-se espinafres, nectarinas, maças, uvas, pêssegos, cerejas, peras e tomates.

Do lado dos mais limpos, o abacate é o melhor de todos.

Nas quase 39 mil amostras de vegetais, menos de 1% apresentava vestígios de produtos químicos. 

Fonte: Rádio Renascença