26,6% da população Portuguesa usa suplementos nutricionais

O Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade física mostra que 26,6% da população Portuguesa usa suplementos nutricionais sendo que a maioria pertence ao grupo etário dos adultos e idosos.

O inquérito revela que 59,9% idosos usam frequentemente minerais sendo que o cálcio é o micronutriente mais ingerido. Nas crianças é mais frequente a suplementação de multivitamínicos (40,2%) e a principal vitamina ingerida é a vitamina D.

Contudo apenas 37% das crianças com menos de 3 anos fez aleitamento leite materno durante menos de 4 meses e só 16,3% o fez durante 12 ou mais meses, um valor que devia ser maior.

Este estudo analisa também os comportamentos alimentares dos portugueses. Tendo em conta este objetivo, verifica-se que nem toda a população faz as refeições do almoço e jantar diariamente. Das refeições intercalares, a mais frequente é o lanche da tarde, exceto nas crianças que é a merenda do meio da manhã.

É de destacar que 11,6% da população adulta nacional compra produtos de agricultura biológica (com certificação), sendo que os produtos hortícolas e a fruta orgânica são os mais consumidos diariamente.